.

.

.

.

Queridos seguidores e visitantes!

Aqui vocês irão encontrar receitas simples, fáceis e, na medida do possível, rápidas. Assim como dicas culinárias. Não sou "Gourmet", nem "Chef de la Cuisine"! Sou apenas alguém que acredita que cozinhar é um ato de amor!

Aceita um chá ou um café?

Aceita um chá ou um café?

Seguidores de Sabores

Sou brasileira...

Sou brasileira...
...e boa cozinheira!

BLOG AMIGO DOS ANIMAIS:

A nossa cozinha não usa carnes de nenhuma espécie, nem derivados delas, por amor e respeito aos animais.
Seja vegetariano também!

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Descubra a diferença entre os adoçantes:

ImageChef Sketchpad - ImageChef.com

Se você é daquelas que diz não ao açúcar e aposta no adoçante, fique de olho, manter a saúde exige cautela. Você sabia que existem inúmeros tipos e marcas de adoçantes? Procure entender a funcionalidade de cada um e se eles realmente proporcionam o efeito esperado.

“É importante lembrar que os órgãos reguladores determinam uma Ingestão Diária Aceitável (IDA), que representa a quantidade segura que se pode consumir do produto durante toda vida. Por isso, verifique qual a orientação do fabricante. O importante é não exagerar para evitar sabor residual e ir adoçando conforme a preferência”, conta a nutricionista especializada em gastronomia nutricional, Cinthya Maggi.

ASPARTAME
É um adoçante artificial composto por dois aminoácidos: ácido aspártico e fenilalanina. Não pode ser utilizado em presença de altas temperaturas, pois perde o sabor doce. O Aspartame é 200 vezes mais doce que o açúcar. Ótima opção para adoçar cafés e sucos. Pode ser encontrado em gotas, envelopes e a granel. É permitido para diabéticos.

SACARINA/CICLAMATO
Sua doçura é de 300 a 500 vezes ao do açúcar comum. Pode ser utilizado em altas temperaturas e por obesos e diabéticos. O ciclamato é um edulcorante artificial, 30 vezes mais doce que o açúcar. Como a sacarina e o ciclamato tem efeito sinérgico, isto é, quando combinados tem um poder adoçante maior, normalmente são encontrados juntos, e são os mais usados na área da culinária dietética. É encontrado na forma líquida, em envelopes e granular.

STEVIOSÍDEO
Também conhecido como Stevia é um edulcorante natural. Adoça 300 vezes mais que o açúcar. Permitido para diabéticos e pode ser utilizada em receitas que vão ao fogo ou ao forno. É encontrado em pó, líquido ou granular.

ACESULFAME K
Tem doçura de 130 a 200 vezes maior que a sacarose. Normalmente é misturado com outros adoçantes para aumentar o poder doce e diminuir o gosto amargo ou em produtos industrializados como mistura para bolos por causa de sua estabilidade ao calor, pois suporta altas temperaturas.

SUCRALOSE
Adoçante artificial, feito a partir de uma molécula modificada de açúcar comum (sacarose). Adoça 600 vezes mais que o açúcar. Pode ir ao fogo. Permitido para diabéticos.

NOVOS ADOÇANTES
Existe um novo tipo de adoçante (açúcar light) que utiliza o açúcar comum aliado com outros adoçantes, deixando o produto com as mesmas características do açúcar comum, com menos calorias. Ele pode ser usado no preparo de receitas de doces, bolos, pudins, sorvetes e sobremesas que necessite de açúcar em receitas de forno e fogão. As exceções de uso são para os diabéticos e quem tem restrição ao uso do açúcar, por recomendação médica.

Segundo a nutricionista Flávia Moraes, as melhores opções de adoçantes são Stevia e Sucralose. O Stevia puro é um adoçante natural com menos contra indiações do que os outros. Já a Sucralose é obtido a partir da molécula de açúcar.

Fonte: cristianaarcangeli / Uol
Colaboradora: Pâmela Vieira
Fonte:
http://www.kellymagazine.com.br/dicas_detalhes.php?id=15

Um comentário:

RECANTO DOS AUTORES disse...

Soninha,postagem util e muito interessante!Bjs,

Related Posts with Thumbnails

5 Mitos sobre o Vegetarianismo

Clique na imagem e...

Conheça meu blog divulgador!

Conheça meu blog divulgador!
Administro meus blogs com paixão!